Uma das partes mais gostosas nos preparativos da viagem é arrumar as malas, não é? Mas é nessa hora que surgem aquelas dúvidas: o que tenho que levar? O que não posso esquecer? O que é exagero? Do que vou sentir falta se não levar? E se fizer frio? E se fizer calor? =)
É muito comum deixar para fazer a mala de última hora e, aí, não dá tempo mesmo de se programar. Ao levar peças a mais, além de ter o trabalho de faze a mala, você vai ter o trabalho de desfazê-la e depois de passar as roupas que não foram usadas, mas que amassaram dentro da bagagem!
Pesquise sobre o destino
Primeiro de tudo, tenha em mente quantos dias você vai passar fora. Parece óbvio, mas não é. Muita gente prepara uma mala tão grande para um final de semana na praia que serviria para uma temporada inteira no exterior. Ao pesquisar sobre o local de destino, procure se informar sobre:- A temperatura local. Se você vai viajar para uma cidade de baixas temperaturas, busque saber se o frio será moderado ou intenso, ou se há possibilidade de chuva.
- O destino em si. Se, por exemplo, trata-se de uma cidade pequena no interior, com ruas de terra ou paralelepípedos, não há necessidade de levar salto alto.
- Os passeios que serão feitos. “Se não há um jantar programado, não é preciso levar vestido de noite”. “Além disso, se você planeja visitar igrejas, é importante saber que, em alguns locais,
- como Espanha e Itália, é proibida a entrada com vestidos curtos, shorts ou blusas de alça“, completa
Como organizar a mala
Algumas dicas auxiliam muito na hora de economizar espaço, deixar a mala bem organizada durante e viagem e evitar que roupas amassem.- “O ideal é colocar na parte de baixo da mala as peças mais pesadas e que não amassam, como sapatos, calças jeans, roupas de ginástica, de praia, de lã e casacos de inverno. Por cima vão as blusinhas e camisetas e, por último, as camisas”, instrui Ingrid.
- Guarde itens miúdos, como lingerie, meias e biquínis, em um compartimento específico para isso. Recomendo os organizadores de mala feitos de TNT ou algodão cru, ou então saquinhos plásticos com fecho hermético. “As técnicas de colocar meia dentro do sapato, roupa íntima dentro da roupa e etc. parecem uma benção na hora de fazer a mala, porque realmente ajudam a economizar espaço, mas, depois, é impossível manter a bagagem em ordem durante a viagem. O ideal é compartimentar os itens miúdos e não deixá-los soltos na mala.”
- Ao chegar no hotel, tire da mala tudo que será utilizado diariamente, como casacos pesados, calçado que pretende usar todos os dias e pijama. Isso também ajuda a manter a mala organizada.
- Sacos redutores de volume são uma ótima ideia para armazenar itens que não amassam, como a lã. Guarde lá suas blusas, luvas e cachecóis e posicione-os no fundo da mala.
- “Os ferros de passar de viagem são muito úteis. Eles pesam cerca de 300 g e custam em torno de R$ 100”,
PESQUISE SOBRE O CLIMA DO LUGAR PRA ONDE VOCÊ VAI
Antes de mais nada, pesquise pra ver como vai estar o clima nos lugares pra onde vai. Isso faz toda a diferença pra ver como vão ser as roupas que você vai levar. Tem algumas peças que são bem coringas, e que sempre é bom ter com você, independente da temperatura, como camisetas ou blusas de manga curta, calça jeans, casaco ou jaqueta, tênis e chinelo.
Outra coisa: se você for pra Europa, por exemplo, não precisa levar milhões de casacos e blusas de lã – um bom casacão de frio resolve, já que dentro da maioria dos lugares tem aquecimento (se você estiver todo encasacado, vai ter que ficar toda hora carregando um montão de blusas).
Essa é pras meninas – a gente sempre acaba querendo levar o mundo na mala, né? Pois é, mas é bom maneirar nas quantidades…
– Maquiagem: claro que a gente leva o make quando viaja, mas é bom não levar coisas demais. Tente ser básica, e levar só coisas pequenas e práticas, como lápis de olho, batom e rímel.
– Secador de cabelo: se você for pra um lugar muito frio, pode ser necessário o secador. Mas se puder evitar a tentação, não leve – no dia a dia você acaba nem usando, e é uma coisa a mais pra ocupar espaço na mala.
– Nécessaire: uma dica bem bacana: não leve os produtos em seus potes normais, compre potinhos pequenos, de 60 a 100 ml, e coloque ali teu shampoo, condicionador, hidratante, creme de cabelo… Isso faz uma diferença enorme no tamanho da tua nécessaire!
– Com que roupa…: é difícil, mas tente não ficar escolhendo aquela blusa que combina com aquela calça… rs… O ideal é escolher roupas coringas, mais básicas, que combinam com tudo, e que são confortáveis. Leve, claro, uma peça mais bacana pra usar à noite – mas é só uma, hein!
– Salto alto: se pra você o salto alto é indispensável, não esqueça que em uma viagem você caminha pra caraca, praticamente o dia todo, e um salto certamente não é a opção mais confortável pra isso, né! Se não aguentar ficar sem ele, leve no máximo um par pra usar à noite (eu saio de sapatilha ou tênis mesmo!)
Dicas basicas e tudo precisa de um lapis e um papel e uma mala !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário